A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Ato ou efeito de amortizar. Termo utilizado especialmente em casos de empréstimos e outros financiamentos. Refere-se ao pagamento gradual de uma dívida em parcelas ou prestações. 


Termo de língua inglesa que descreve a aplicação de diferentes técnicas de análise e investigação que permitem a comparação de uma empresa com a concorrência.

O principal objetivo do benchmarking é a recolha e a incorporação das melhores práticas do mercado e o aperfeiçoamento dos métodos de trabalho existentes.


Termo empresarial cuja definição é ampla, mas que reflete o modo como os valores de uma empresa se manifestam no dia a dia.

A cultura organizacional influencia os resultados financeiros de uma empresa, uma vez que o termo engloba o modo como a mesma opera internamente e tem em conta a motivação, as expetativas, as experiências e até a filosofia de uma organização e seus colaboradores.


Termo inglês utilizado nos mais variados setores de negócio e que, na prática, indica o prazo final para a conclusão ou a entrega de uma atividade, relatório ou projeto. 


Termo de origem francesa que dá conta da especialização de uma pessoa ou empresa numa determinada área. Normalmente, esta especialização refere-se ao conjunto de conhecimentos, experiência e perícia nessa mesma área de atuação.


Termo inglês que se refere à avaliação, crítica e eventuais comentários passíveis de serem feitos a uma determinada tarefa, trabalho, projeto ou pessoa. 

O feedback deve ser sempre entendido enquanto uma ferramenta de comunicação construtiva, com o objetivo de melhorar o trabalho, os resultados ou os comportamentos avaliados. 


Termo inglês cuja tradução literal significa a trajetória ou o percurso de crescimento de uma empresa ou colaborador.

O termo é utilizado maioritariamente em situações de projeção futura, nas quais um potencial caminho de crescimento (seja de lucros, de vendas, de interações, etc.) é apresentado como potencial solução.


Termo inglês que se refere ao modo como uma empresa deve iniciar, gerir ou manter uma série de processos de interação ou de métodos de trabalho que resultem numa maior produtividade e qualidade do trabalho.


Palavra inglesa que se refere à “receita” de uma empresa e cujo significado difere dos termos associados ao lucro (lucro bruto ou lucro líquido, por exemplo).

A receita é o valor total que uma empresa recebe em troca de um serviço, normalmente delimitado no tempo. Este valor é determinado pelo contexto e é, regularmente, definido em dinheiro.


Joint venture ou consórcio é uma associação de duas ou mais empresas que se unem para a exploração de um mesmo tipo de negócio ou área de atuação, sem que alguma das empresas envolvidas perca a sua identidade jurídica. 


Sigla para a expressão inglesa Key Performance Indicator(s). Na prática, é este o termo utilizado para a definição e a monitorização de indicadores de desempenho chave.

Os KPIs são indicadores fundamentais para avaliação do sucesso de uma estratégia ou de um negócio, em geral. 


Também conhecido por lucro operacional ou de vendas – o lucro bruto é o lucro que se refere à diferença entre o valor faturado a um cliente por um serviço e o custo das operações para a realização e conclusão desse mesmo serviço.

É diferente do lucro líquido (ou receita líquida) uma vez que este valor não contempla ainda a dedução de impostos, juros ou outras obrigações financeiras. 


Market Share refere-se à quota de mercado de uma empresa. Este é um termo inglês utilizado para se avaliar ou se identificar a percentagem de controlo de mercado de uma empresa ou produto, numa determinada área de negócio. 


Termo inglês sem tradução literal. Na prática, “fazer” ou “investir em” networking refere-se à criação e à gestão de uma rede de contatos profissionais que podem ser úteis, tanto no presente, como no futuro. 


A rentabilidade refere-se à percentagem dos ganhos, tendo em conta o valor inicialmente investido.

O conceito de rentabilidade é válido para qualquer tipo de empresa ou negócio, a partir do momento em que uma ação exige um investimento inicial de qualquer espécie.